Como Desenvolver Um Plano de Parto?

O dia em que você dá a luz é provavelmente o dia mais importante da sua vida inteira. Criar um plano antes da hora não só traz paz de espírito, mas pode ajudar você a tomar decisões sobre como você quer que o seu trabalho de parto seja. Isso também alerta os outros sobre os seus desejos, em caso de estar incapacitada, ou incapaz de tomar suas próprias decisões. Ter um plano de parto permite que você foque no que é mais importante – trazer um bebê feliz e saudável ao mundo!

O que é um plano de parto?

De maneira simplificada, um plano de parto é um esboço dos seus desejos durante o trabalho de parto e o parto. Pode incluir quem você quer que esteja com você durante o trabalho de parto, se você quer anestesia ou não, ou se você quer luz forte ou meia luz. Pode incluir qualquer coisa que você ache que pode deixar o seu trabalho de parto mais confortável para você. Lembre-se, um plano de parto não é definitivo. Se você mudar de ideia durante o trabalho de parto, tudo bem. Muitas mulheres recusam a anestesia inicialmente, apenas para pedi-la quando as contrações ficam fortes demais para aguentar.

O que incluir em um plano de parto?

Não faça seu plano de parto complicado demais ou difícil de entender. Em vez disso, mantenha a simplicidade e foque no que mais importa.

Comece pelo básico: liste seu nome, o nome do seu médico e informações de contato, onde você planeja dar a luz e quem você gostaria que estivesse lá com você. Com isso fora do caminho, você pode se concentrar na atmosfera da sala de parto.

O dia em que você dá a luz é provavelmente o dia mais importante da sua vida inteira.

Imagine dar a luz e pense no que te ajudaria a se sentir confortável no momento. Você gostaria de luz baixa? Preferiria a sala silenciosa ou uma música suave? Tudo bem alguém estar lá para tirar fotos ou gravar vídeos? Uma vez que você decidiu como quer a atmosfera, você pode focar nas suas preferências sobre o trabalho de parto.

Preferencias sobre o trabalho de parto são qualquer preferência que você possa pensar sobre o seu trabalho de parto. Por exemplo, você gostaria de ter acesso a uma banqueta ou uma bola de pilates? Um chuveiro ou uma banheira quente te ajudariam a relaxar? Todas essas coisas são coisas a se colocar na seção de preferências sobre o trabalho de parto. Depois, foque na anestesia.

Não é preciso dizer que o trabalho de parto e o parto podem ser bastante desafiadores. Isso faz o controle da dor ainda mais importante. Considere se você gostaria ou não de uma peridural. Se não, pergunte ao seu médico sobre outras opções para o alívio da dor enquanto planeja seu parto. Isso pode incluir técnicas de respiração profunda ou até massagens.

Lembre-se, mesmo se você decidir que não quer uma peridural ou anestésicos, você pode tranquilamente mudar de ideia durante o trabalho de parto. Agora, concentre-se no parto.

É aqui que você finalmente se refere às suas preferências sobre o parto em si. Se estiver planejando um parto normal, você iria querer uma episiotomia? Que tal um espelho para ver seu bebê nascendo? Você gostaria que seu parceiro cortasse o cordão umbilical ou o médico? Você gostaria que seu bebê fosse colocado no seu colo logo após o parto? Todas essas coisas funcionam melhor se decididas antecipadamente, já que você estará ocupada demais durante o trabalho de parto para tomar estas decisões.

Finalmente, aborde alimentação e cuidados. Uma vez que seu bebê nasceu, pense sobre amamentação e cuidados pós-parto. Você gostaria de amamentar logo após o parto, ou gostaria de combinar seio e mamadeira? Tire um tempo para decidir esses detalhes agora, para que você possa descansar depois!

Você pode gostar...