Atividades e Alimentos Para Evitar Na Gravidez!

A gravidez é um momento milagroso cheio de alegria e emoção. Também é o momento de tomar vários cuidados e ajustar seu estilo de vida para suprir o bebê que está se desenvolvendo. Enquanto muitas mulheres continuam com suas atividades diárias durante a gravidez, há algumas mudanças pequenas no seu estilo de vida que precisam ser feitas. Afinal, a saúde e o bem-estar do seu bebê são de extrema importância. É melhor evitar consumir certos tipos de comidas e se engajar em atividades potencialmente arriscadas.

Evite Álcool

Durante a gravidez, álcool é completamente proibido. Diga adeus para aquela taça de vinho noturna e saiba que o que você está fazendo é o melhor para o seu bebê. Estudos apontam que quando uma mulher grávida bebe álcool, o álcool atravessa a placenta e pode afetar o feto em crescimento. Consumir álcool durante a gravidez também pode resultar em Síndrome Alcoólica Fetal.

A gravidez é um momento milagroso cheio de alegria e emoção. Também é o momento de tomar vários cuidados e ajustar seu estilo de vida para suprir o bebê que está se desenvolvendo.

Evite Certos Alimentos

Durante a gravidez, é perfeitamente comum para a mulher tanto ter desejo de certas comidas quanto aversão a alguns alimentos. Isso se deve, geralmente, à flutuação dos hormônios e alterações no olfato. Não importa o que você esteja desejando ou sentindo aversão, há aluns alimentos que realmente devem ser evitados pelas gestantes. Alimentos para se evitar durante a gravidez incluem:

Embutidos: Embutidos e outras comidas, como salada de frango pré-fabricadas, podem potencialmente conter Listeria. Listeria é uma bactéria que pode facilmente atravessar a placenta e pode ser fatal para o feto. Se você precisa desesperadamente de um sanduíche, especialistas recomendam esquentar o embutido até que saia vapor. De qualquer maneira, apenas evite os embutidos.

Sucos ou laticínios não pasteurizados: Assim como os embutidos, produtos lácteos e sucos não pasteurizados podem conter a bactéria mortal Listeria ou outras bactérias perigosas que podem provocar intoxicação alimentar.

Queijos macios (maioria): Alguns queijos macios são conhecidos por conter leite não pasteurizado. Tipicamente, especialistas recomendam evitar queijo brie, feta e também queijos frescos.

Peixes ricos em mercúrio: Evite qualquer tipo de peixe que seja rico em mercúrio. Peixe-espada, tubarões, cavala e aluns tipos de atum que podem conter níveis altos de mercúrio. Estudos mostram que expor o feto a mercúrio pode causar danos cerebrais e problemas na visão e na audição.

Carnes cruas, peixes e ovos: Evite sushi e ostras cruas, que podem conter salmonella e toxoplasmose, respectivamente. Gestantes correm um risco bem maior com doenças transmitidas pelos alimentos. Ovos crus podem conter salmonella. Mulheres grávidas devem evitar sempre que possível alimentos que contenham ovo cru, inclusive massa crua de bolos ou biscoitos e maioneses caseiras.

Cuidando da Caixa de Areia

Você não precisa evitar o seu amigo bichano enquanto estiver grávida, mas com certeza precisará achar outra pessoa para limpar a caixa de areia. Mulheres grávidas devem evitar esta tarefa, já que as coloca em alto risco de contrair toxoplasmose. Toxoplasmose pode causa cegueira, deficiências intelectuais e dano cerebral e nos olhos no bebê que está se desenvolvendo.

Esportes de Contato e Parques de Diversão

Durante a gravidez, evite todo e qualquer esporte de contato e brinquedos de parques de diversão. Futebol americano pode aumentar o risco de descolamento prematuro de placenta, que é a separação prematura da placenta e da parede uterina. Da mesma maneira, os movimentos bruscos de um brinquedo de parque de diversão também pode causar descolamento da placenta e resultar em um nascimento prematuro ou perda do bebê.

Saunas, Banheiras Quentes e Superaquecimento

Embora relaxar na água quente pareça o jeito ideal de relaxar do estresse da gravidez, médicos recomendam evitar banheiras de hidromassagem e saunas. Você também vai querer evitar banhos muito quentes, especialmente durante os estágios iniciais da gravidez.

Estudos apontam que banheiras quentes e saunas podem levar a hipertermia ou temperatura corporal muito alta, o que pode desencadear anormalidades pré-natais. Além disso, você deve evitar atividades como hot yoga, banhos de sol muito longos, exercícios extenuantes e desidratação.

Fique longe dessas atividades e alimentos e sua gravidez será um passeio no parque!

Você pode gostar...